Pular para o conteúdo principal

Rascunhando Sobre a Vida

Título: Rascunhando Sobre a Vida nas Entranhas do Universo
Páginas: 95
Autor: Gaston Leonardo Stefani
Ano: 2016
Editora: Futurama
Sinopse: A modernidade convive cada vez mais com a interação dos gêneros e no mundo literário não poderia ser diferente. Gaston Stefani faz muito bem esse integração entre prosa, poesia e crônica num diálogo com fina sintonia. A divisão dos títulos mostra claramente a preocupação do autor com os relacionamentos humanos essenciais para a evolução do ser. Os textos são construídos com humor. Um humor ora sutil, ora sarcástico, ora irônico. O romantismo será presente assim como a idealização do amor, algumas vezes sendo vividos nos desencontros ou até mesmo não realizados como vemos nos dias atuais. Esta modernidade ora nos é apresentada através de personagens como a boneca inflável, ora nos amigos virtuais ou mesmo numa Barbarella icônica. O autor vive os tempos atuais e projeta-se com esperança para o futuro. - Fernando Sá

Olá mochileiro!


Se você gosta de livros de contos, crônicas e poemas, está no post certo! Hoje, falaremos do livro "Rascunhando sobre a vida" de Gaston Stefani.


O livro possui 94 páginas, e os assuntos mais variados. Os mesmos são listados no sumário, de forma que é bem mais fácil localizar o assunto que você quer ler. A capa também é bem chamativa. Ela nos faz imaginar que a obra se trata apenas de coisas relacionadas à criação do universo, e às galáxias, fato que não se concretiza já que temos uma diversidade de tópicos. A diagramação é diferente para cada assunto; em alguns poemas, são utilizados meios visuais para dar mais sentido às palavras.

A obra faz uma sátira sobre a vida moderna e é cheia de metáforas, tanto nas poesias quanto nos contos. Somos levados a refletir em nossas ações, passadas e presentes, por meio de comparações que são feitas. O uso de personagens que fazem alusão a causas e consequências é decorrente na obra, bem como situações no dia a dia, o que deixa tudo mais fácil de ser entendido. 

Gaston faz várias referências a filmes muito conhecidos, por exemplo, Matrix. Esse conjunto de citações e semelhança com fatos do dia a dia é o que faz de "Rascunhando sobre a vida" uma obra completa! 
Separei alguns trechos e vou deixar aqui só pra atiçar a curiosidade de vocês: 
Mero ninguém:

Ele era tão insignificante, que se tornou um figurante na própria vida

E esse, retirado da "sessão" Sombras:
Abismo

Nos confins de tua mente, 

será que estou presente?  
Se interessou pelo livro? Veja ele no Skoob. Você também pode adquirir o livro direto com o autor, pelo Instagram 
Se você gostou dessa resenha, diz nos comentários! Já leu o livro? O que achou?

Comentários

  1. Olá!
    Vi comentários sobre esse livro lá no instagram e o título já é chamativo (pelo menos para mim). Bem, não sabia que se tratava de poesias (amo poemas!) e contos.
    Com certeza um livro interessante, ainda mais que o foco dessa obra é a vida moderna, se tornando uma ótima indicação.

    Beijo, beijos
    Aline Oliveira
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Que bom que gostou da obra. Indico ela à todos que conheço !

      Beijos, Lorena

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, esta bem descrita, vendo que não é fácil resenha um livro de crônica e poesia rs (pelo menos pra mim). Amei mesmo... Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Não é fácil mesmo!! Quase não consigo produzir hahah mas no fim deu certo!

      Beijos, Lorena

      Excluir
  3. Oie, gostei bastante da sua resenha apesar de não ser muito fã de poesias! Mas está de parabéns pela escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, que bom que gostou!
      Dê uma chance à poesia, é um gênero lindo c:

      Beijos, Lorena

      Excluir
  4. Amo poesias! Amei sua resenha!

    Beijooos!!!

    Vivi / @i.swear.on.the.angel

    ResponderExcluir
  5. Oie Lo!!
    Amei a resenha e gosto muito de poesias... Parece ser um livro bem interessante.

    Beijos Suh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Que bom que gostou da resenha! O livro é interessantíssimo. Vale muito a pena ler!

      Beijos, Lorena

      Excluir
  6. Adorei esse livro e a sua resenha mostra bem como é o livro do Gaston, gostei muito dos trechos selecionados, sobretudo "Mero ninguém" pois consegue ser tão profundo com tão pouco! Parabéns, resenhar um livro curto mas cheio de conteúdo não é uma tarefa fácil.

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Fico tão feliz quando vejo comentários como o seu! Muito obrigada c:

      Beijos, Lorena

      Excluir
  7. Oie moça! Tudo bem?

    Infelizmente esse não é o tipo de livro que me chama a atenção, na real meio que corro deles, não consigo me fechar com o que os autores querem passar então acaba não se tornando uma leitura agradável, por isso passo a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      Eu sei como é, existem alguns gêneros que a gente não consegue mesmo. Mas bem, a vida é assim hahaha

      Beijos, Lorena

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poker com o Diabo

Título: Poker com o Diabo Páginas: 106 Autor: Ítalo Guimarães Ano: 2016 Editora: Garcia Sinopse: O diabo esteve entediado em seu mundo, então decidiu fazer um jogo memorável: uma partida de poker! Selecionou a dedo seus adversários entre os residentes do inferno para que o jogo fosse perfeito. O prêmio? A liberdade do sofrimento eterno! mas quem conseguirá vencer o Senhor do Abismo? Sem trapaças... apenas a sorte.Nesta história de suspense e horror pessoal, descubra como a alma humana pode esconder segredos mais obscuros do que se possa imaginar.

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui

Título: Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui Páginas: 298 Autora: Brenda Bernsau Ano: 2016 Editora: Jaguatirica
Sinopse: Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada e, para quebrar o feitiço, tem de coletar as melodias dos poentes, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a…

Mulheres que Não Sabem Chorar

Título: Mulheres que Não Sabem Chorar Páginas: 210 Autora: Lilian Farias Ano: 2016 Editora: Giz Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?  Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora …