Pular para o conteúdo principal

O Limpador de Quintais

Título: O Limpador de Quintais
Páginas: 152
Autor: Afonso Celso Sá
Ano: 2016
Editora: Chiado

Sinopse: Esta é a história de um menino que, por força da miséria e da pobreza, da injustiça e da violência, do descaso e da omissão da sociedade, esteve à beira da perdição.É a história de uma vida sofrida, quase perdida nos descaminhos, dúvidas e desencontros de uma infância vivida sem amparo.É a história do encontro das drogas, da criminalidade e da banalização do sofrimento, mas é também a história de uma oportunidade mostrada por um desconhecido que resolve mostrar o caminho da paz e da luz a uma criança quase sem futuro.Esta é uma história de amor, de luta, de paz, de desespero e, também, de perseverança.

Olá mochileiros! 

O livro O limpador de quintais foi um aprendizado incrível, que vou querer levar pro resto da minha vida. A história começa mostrando a vida da família Santos. O pai, a mãe e seus filhos, entre eles Dudu - nosso personagem principal. 

Morando na favela Esperança, a família levava uma vida simples e conformada. Seu Antônio, o pai de Dudu, era pedreiro e esta certo de que sempre que acabasse um serviço iria encontrar outro. Completamente alheios à sociedade, eles desconheciam a crise de desemprego que o país enfrentava, o que iria se tornar o começo da "perdição" da família. Seu Antônio é despedido do serviço e passa muito tempo sem conseguir outro, e a família se virando como podia, cada um fazendo uma coisinha aqui e ali...

Como uma boa família que católica que não perdia uma missa - lembrem-se do nome de Padre Dico, ele é uma figura importantíssima para a família e o desenvolvimento da história -, eles acreditavam que Deus iria prover. É aí que aparece uma oportunidade dos céus para seu Antônio: entregar pacotes e receber mais dinheiro do que em seu antigo emprego. O problema é que, por sua inocência, o pai de Dudu cai em uma enrascada que muda o futuro da sua família. 

Após tantas tragédias vividas, Dudu, um menino solitário e inteligente, decide fugir e ir morar na rua, local que vai conhecer pessoas e mudar completamente sua personalidade. Outro ponto alto e muito importante é quando o menino conhece Oslec (ou Celso, ao contrário, coincidência?!). A partir daí, a vida do menino parece seguir um rumo ótimo, apesar de tudo o que acontece com sua família sem o seu conhecimento. 
"A dor faz esquecer a dor.
O vazio fica em companhia de uma saudade que nunca vai passar."
Uma obra cheia de dor, sofrimento, aprendizados e lições de vida. Eu não saberia descrever o que senti, com precisão, ao terminar a leitura deste livro. No começo, torci para que tudo desse certo, me angustiei com o que aquela família passava, depois fiquei alegre, e triste novamente, e quando acabou me senti uma pessoa diferente. Perdoar não é fácil, principalmente quando a pessoa te causou tanta dor - e você passou a vida planejando uma vingança -, mas Dudu foi capaz de perdoar e proteger alguém que só lhe causou mal. 

Achei incrível como o autor soube desenvolver os personagens, ao mesmo tempo que mantinha a inocência e ingenuidade da infância. Uma obra que nos ensina que nosso destino depende, principalmente, de nossa vontade e decisões... Claro que, dadas as condições de apoio aos jovens que hoje é oferecida, isso se torna quase impossível. QUASE. Todos têm que ler esse livro, sem exceções. Todos precisam conhecer a história de Dudu e sua família, que se repete diariamente. 

Se interessou pela obra? Você pode adicionar à lista de leitura no Skoob, conhecer o Instagram do autor e, também, adquirir a obra pelo email: afonsocelso.sa@gmail.com . 

Deixe seu comentário, ele é muito importante! E não esqueça de conhecer o instagram do Mochila Literária

Comentários

  1. Eu amo esse livro e repito isso incansável vezes, a estrutura, a narrativa, os personagens e a história... que história! Para mim, o autor merece muito sucesso e reconhecimento além de expôr uma realidade dura e triste conseguiu arrancar lágrimas e me emocionar. Foi uma leitura muito importante para mim e sua resenha está linda, tocante!

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um livro maravilhoso! Espero que mais pessoas conheçam ele e a história por trás!

      Beijos, Lorena

      Excluir
  2. Lorena!
    Que história maravilhosa! Preciso ler esse livro. Adorei a forma com que você expressou sua visão do livro, isso nos cativa e deixa com muito mais vontade em ler.
    Toda a construção da história achei incrível, e aquele enredo que vai entrar na nossa vida e permanecer para sempre, a história vai marcar, essa foi a minha impressão lendo sua resenha.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Precisa mesmo! E a sua impressão está corretíssima. Espero que leia ele e aprenda, assim como eu!
      Beijos, Lorena

      Excluir
  3. Você conseguiu expressar o livro muito bem através da resenha.
    ADorei, fiquei com muita vontade de ler.
    Gosto de livros que nos mostra um pouco da nossa realidade. Refletir um pouco o que acontece ao nosso redor.
    Estou curiosa para saber mais dessa história.
    Anotado para as próximas leituras.

    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse!
      Anota ele, mas não deixe de ler. Obras assim merecem mais destaque do que aquilo que é dado a elas ...

      Beijos, Lorena

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas a proposta dele parece ser bastante interessante, irei indicar ele para uma amiga que gosta desse tipo de leitura, eu por outro lado dessa vez passo a dica! Mas adorei conhecer um pouco mais da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Lo, mais uma vez você me apresentando um livro que não conheço!! Só não coloco na minha lista pq estou precisando organizar as minhas leituras! Hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poker com o Diabo

Título: Poker com o Diabo Páginas: 106 Autor: Ítalo Guimarães Ano: 2016 Editora: Garcia Sinopse: O diabo esteve entediado em seu mundo, então decidiu fazer um jogo memorável: uma partida de poker! Selecionou a dedo seus adversários entre os residentes do inferno para que o jogo fosse perfeito. O prêmio? A liberdade do sofrimento eterno! mas quem conseguirá vencer o Senhor do Abismo? Sem trapaças... apenas a sorte.Nesta história de suspense e horror pessoal, descubra como a alma humana pode esconder segredos mais obscuros do que se possa imaginar.

Mulheres que Não Sabem Chorar

Título: Mulheres que Não Sabem Chorar Páginas: 210 Autora: Lilian Farias Ano: 2016 Editora: Giz Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?  Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora …

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui

Título: Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui Páginas: 298 Autora: Brenda Bernsau Ano: 2016 Editora: Jaguatirica
Sinopse: Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada e, para quebrar o feitiço, tem de coletar as melodias dos poentes, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a…