Pular para o conteúdo principal

O Limpador de Quintais

Título: O Limpador de Quintais
Páginas: 152
Autor: Afonso Celso Sá
Ano: 2016
Editora: Chiado

Sinopse: Esta é a história de um menino que, por força da miséria e da pobreza, da injustiça e da violência, do descaso e da omissão da sociedade, esteve à beira da perdição.É a história de uma vida sofrida, quase perdida nos descaminhos, dúvidas e desencontros de uma infância vivida sem amparo.É a história do encontro das drogas, da criminalidade e da banalização do sofrimento, mas é também a história de uma oportunidade mostrada por um desconhecido que resolve mostrar o caminho da paz e da luz a uma criança quase sem futuro.Esta é uma história de amor, de luta, de paz, de desespero e, também, de perseverança.

Olá mochileiros! 

O livro O limpador de quintais foi um aprendizado incrível, que vou querer levar pro resto da minha vida. A história começa mostrando a vida da família Santos. O pai, a mãe e seus filhos, entre eles Dudu - nosso personagem principal. 

Morando na favela Esperança, a família levava uma vida simples e conformada. Seu Antônio, o pai de Dudu, era pedreiro e esta certo de que sempre que acabasse um serviço iria encontrar outro. Completamente alheios à sociedade, eles desconheciam a crise de desemprego que o país enfrentava, o que iria se tornar o começo da "perdição" da família. Seu Antônio é despedido do serviço e passa muito tempo sem conseguir outro, e a família se virando como podia, cada um fazendo uma coisinha aqui e ali...

Como uma boa família que católica que não perdia uma missa - lembrem-se do nome de Padre Dico, ele é uma figura importantíssima para a família e o desenvolvimento da história -, eles acreditavam que Deus iria prover. É aí que aparece uma oportunidade dos céus para seu Antônio: entregar pacotes e receber mais dinheiro do que em seu antigo emprego. O problema é que, por sua inocência, o pai de Dudu cai em uma enrascada que muda o futuro da sua família. 

Após tantas tragédias vividas, Dudu, um menino solitário e inteligente, decide fugir e ir morar na rua, local que vai conhecer pessoas e mudar completamente sua personalidade. Outro ponto alto e muito importante é quando o menino conhece Oslec (ou Celso, ao contrário, coincidência?!). A partir daí, a vida do menino parece seguir um rumo ótimo, apesar de tudo o que acontece com sua família sem o seu conhecimento. 
"A dor faz esquecer a dor.
O vazio fica em companhia de uma saudade que nunca vai passar."
Uma obra cheia de dor, sofrimento, aprendizados e lições de vida. Eu não saberia descrever o que senti, com precisão, ao terminar a leitura deste livro. No começo, torci para que tudo desse certo, me angustiei com o que aquela família passava, depois fiquei alegre, e triste novamente, e quando acabou me senti uma pessoa diferente. Perdoar não é fácil, principalmente quando a pessoa te causou tanta dor - e você passou a vida planejando uma vingança -, mas Dudu foi capaz de perdoar e proteger alguém que só lhe causou mal. 

Achei incrível como o autor soube desenvolver os personagens, ao mesmo tempo que mantinha a inocência e ingenuidade da infância. Uma obra que nos ensina que nosso destino depende, principalmente, de nossa vontade e decisões... Claro que, dadas as condições de apoio aos jovens que hoje é oferecida, isso se torna quase impossível. QUASE. Todos têm que ler esse livro, sem exceções. Todos precisam conhecer a história de Dudu e sua família, que se repete diariamente. 

Se interessou pela obra? Você pode adicionar à lista de leitura no Skoob, conhecer o Instagram do autor e, também, adquirir a obra pelo email: afonsocelso.sa@gmail.com . 

Deixe seu comentário, ele é muito importante! E não esqueça de conhecer o instagram do Mochila Literária

Comentários

  1. Eu amo esse livro e repito isso incansável vezes, a estrutura, a narrativa, os personagens e a história... que história! Para mim, o autor merece muito sucesso e reconhecimento além de expôr uma realidade dura e triste conseguiu arrancar lágrimas e me emocionar. Foi uma leitura muito importante para mim e sua resenha está linda, tocante!

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um livro maravilhoso! Espero que mais pessoas conheçam ele e a história por trás!

      Beijos, Lorena

      Excluir
  2. Lorena!
    Que história maravilhosa! Preciso ler esse livro. Adorei a forma com que você expressou sua visão do livro, isso nos cativa e deixa com muito mais vontade em ler.
    Toda a construção da história achei incrível, e aquele enredo que vai entrar na nossa vida e permanecer para sempre, a história vai marcar, essa foi a minha impressão lendo sua resenha.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Precisa mesmo! E a sua impressão está corretíssima. Espero que leia ele e aprenda, assim como eu!
      Beijos, Lorena

      Excluir
  3. Você conseguiu expressar o livro muito bem através da resenha.
    ADorei, fiquei com muita vontade de ler.
    Gosto de livros que nos mostra um pouco da nossa realidade. Refletir um pouco o que acontece ao nosso redor.
    Estou curiosa para saber mais dessa história.
    Anotado para as próximas leituras.

    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse!
      Anota ele, mas não deixe de ler. Obras assim merecem mais destaque do que aquilo que é dado a elas ...

      Beijos, Lorena

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas a proposta dele parece ser bastante interessante, irei indicar ele para uma amiga que gosta desse tipo de leitura, eu por outro lado dessa vez passo a dica! Mas adorei conhecer um pouco mais da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Lo, mais uma vez você me apresentando um livro que não conheço!! Só não coloco na minha lista pq estou precisando organizar as minhas leituras! Hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kiara

Título: Kiara Série: Entre Vidas Páginas: 319 Autor: Juliana Leite Ano: 2015 Editora: Lótus Sinopse: Kiara passou toda sua adolescência em Ávalon, estudando para se tornar uma sacerdotisa da grande Deusa. Porém, diante do assassinato de seus pais, ela se vê com uma imensa responsabilidade em seus ombros: ajudar seu irmão mais novo, Edímion, a governar Atlântida. Há mais de três mil anos a cidade era a joia do Mediterrâneo. Rica e próspera até despertar a cobiça dos atenienses. Quando a ilha é atacada novamente, Kiara se vê obrigada a buscar aliados, fazendo uma jornada das areias do Egito à Atenas e enfrentar personalidades poderosas. Com a ajuda de Leran, um encantador druida e de Dárien, um misterioso arqueiro. Entre Vidas I nos levará em uma aventura magnífica entre mitologias e lendas perdidas. Uma história onde uma princesa terá que virar uma guerreira para salvar sua família, seu povo e o grande amor de sua existência.

Dragões

Título: Dragões - amor, morte e dragões Páginas: 10 Autor: Patrícia Vahl Ano: 2017 Editora: independente
Sinopse: Uma vila é assolada por um misterioso monstro, só quem pode ajuda-los é o homem que é considerado o bêbado da vila. Ele poderá chegar ao fundo desse mistério e salvar a si mesmo?

Lençóis de Sangue

Título: Lençóis de Sangue, contos de amor vampiro Páginas: 75 Autor: Patrícia Vahl Ano: 2016 Editora: Independente Sinopse: Vampiros. Seres mitológicos e sanguinários que estão atrás de apenas uma coisa: Amor. Imagine viver por centenas de anos sem uma companhia, sem alguém que acredite nas coisas que você faz, sem alguém que o apoie em uma decisão difícil. Vampiros são assim, quando decidem que querem uma companheira fazem de tudo para conquistar, quando conquistadas eles as protegem de tudo e de todos. Sua fúria quando algo lhes acontece é algo fora do comum, para vampiros é claro. Uma mulher pode chamar um vampiro sem saber, uma mulher pode querer prazer e encontrar da forma mais estranha em um bar e uma escolha pode mudar tudo. Mas o que é o amor sem a luxuria? Sem o êxtase que é se envolver com um ser extraordinário que pode te levar a loucura com apenas um toque? Vamos nos envolver nestes Lençóis de Sangue e aprender que vampiros também podem amar.