Pular para o conteúdo principal

Um Passeio no Jardim da Vingança

Título: Um passeio no Jardim da Vingança
Páginas: 301
Autor: Daniel Nonohay
Ano: 2016
Editora: Novo Século
Sinopse: Seja bem-vindo ao nosso futuro! As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais. Venha acompanhar a história de Ramiro, um advogado que perdeu o prazer de viver. Depois de quase ser morto, tenta retomar a rotina profissional e dar sentido ao que restou da sua vida. Em litígio com os sócios do escritório, parte como caçador em busca de uma vingança que o acabará transformando em caça. Perseguido, doente e sem recursos, a sobrevivência de Ramiro dependerá da sua capacidade de improvisação, do seu conhecimento de sistemas de dados e das aptidões adquiridas com dois implantes cerebrais, que lhe permitem acesso à “rede” e aumentam a sua memória. Um Passeio no Jardim da Vingança é um suspense denso, com personagens marcantes e amorais, que dão à narrativa múltiplos pontos de vista e linhas cronológicas, e onde a ficção científica é um pano de fundo para uma história na qual o personagem principal é a natureza humana.
Olá mochileiros!

Um passeio no jardim da vingança foi o livro que me levou a uma experiência literária inesperada e única. Eu já imaginava que o livro seria pesado, por conta dos temas, mas não sabia que seria dessa forma. Inclusive (recadinho para os produtores da Netflix), ele daria uma bela série...

Nele, iremos conhecer Ramiro, um advogado, que depois de passar por uma experiência de quase morte, se vê sem nenhum objetivo ou perspectiva de vida futura. Ele é casado com Amanda – guardem bem esse nome – e trabalha em um Escritório. É justamente nesse escritório que a coisa toda vai acontecer. Ramiro havia "abandonado" o Escritório, e, após o incidente, decide que quer voltar a ativa. O que ele não imaginava é que ia descobrir um segredo muito sujo sobre o Escritório, e que esse segredo ia ser a sentença de morte dele.
"Policiava-me constantemente para impedir qualquer devaneio ou expectativa de realizar alguma espécie de acordo. Nada de exílio em algum país tropical. Para mim, nenhuma saída seria fácil."
Quem toma de conta da empresa é Avelino – ou Velho, como é tratado às escondidas pela maioria dos sócios –; seu filho, Fábio, um cara que não tem coragem de confrontar o pai (juro que passei o livro inteiro me perguntando o motivo de ele não morrer logo e só no final entendi...); Josué, o personagem mais odioso de todos, e ao mesmo tempo, o mais amado (sem ele, a trama não seria tão cativante) e Rogério, melhor amigo de Ramiro, que também não achava necessário até ele fazer a parte dele hahahah

Acontece que todos estão envolvidos nesse segredo que a empresa tem, e ninguém quer pôr em risco todo o "trabalho" deles, só pelo fato de que Ramiro pode, ou não, estar louco.

Outro aspecto importantíssimo que preciso citar é a participação da Religião nesta obra. Uma crítica incrível. No livro, os fiéis passam por uma espécie de lavagem cerebral e fazem tudo – até o extremo –, para alcançarem o tão desejado paraíso. Coincidência com algo?

O livro é dividido em duas partes: Presente e Passado e futuro. Ou seja, primeiro vamos saber dos fatos, e somente depois iremos entender o motivo e as consequências desses fatos. Essa divisão foi genial! Criou um clima enorme de suspense/mistério que só fez me prender ainda mais à leitura. A tão esperada vingança acontece, e é ainda melhor do que eu esperava.

A única coisa que me incomodou um pouco no livro foi a linguagem usada na narrativa. Por vezes, tinha a impressão de que estava sendo tratada com total formalidade, e outras parecia que o narrador era alguém íntimo de mim. Mas isso não atrapalha a leitura, só cria um ambiente confuso...

Falando de aspectos físicos: a capa do livro é muito bonita, com um detalhe em alto relevo e é toda preta. Nem preciso dizer o quanto amei! A diagramação dele também é boa, as letras têm um tamanho bom e as laterais não tem um espaçamento muito grande.

Livro indicado para todos que procuram uma leitura diferente, para aqueles que gostam de tentar entender a mente humana, e para quem gosta de tentar descobrir o que o personagem fará em seguida.

Se interessou pelo livro? Você pode comprar ele na loja da FNAC e conhecer o perfil no Instagram do Daniel.

Não esqueça de deixar seu comentário aqui, ele é muito importante! E conheça o instagram do Mochila Literária.

Comentários

  1. Olá
    Gostei muito da resenha! Gosto desse gênero de livro, adoro quando tem suspense.
    Essa capa é linda! 😍
    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lô! Amei sua resenha, tinha lido algo sobre esse livro mas agora lendo o seu post, parece totalmente diferente do que imaginei. Sobre a confusão devido a mudança de linguagem (formal e informal), compreendo, pois já passei por isso em um livro, mas acho que no fim serve para aliviar o clima formal e não ficar monótono, não é? De qualquer forma, achei bem interessante, ainda mais sobre essa crítica a religião e o fanatismo. Além desse conteúdo incrível, a capa também virou minha queridinha <3

    Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lorena!
    Nossa, esse livro parece ser surpreendente, adoro histórias que levam uma temática mais abrangentes e que carrega uma crítica um tanto reflexiva.
    Adorei a forma que vc expressou sobre o livro, isso nos passa a sensação de que realmente é um ótimo livro e merece ser lido. Parabéns.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi lo!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser bem interessante!! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha...
    Estou ansiosa pela chegada desse livro, amei a sinopse dele (meu gênero favorito), tenho certeza que irei amar, ainda mais agora depois da sua resenha.
    Bjos da Pry

    ResponderExcluir
  6. A leitura do livro é bem fluida deixa com aquele gostinho de quero mais. A história tem um envolvimento de mistérios, conspirações, suspense, quem gosta dese gênero de livro é um prato cheio. Fiquei bastante curiosa pra saber como que o Ramiro vai agir depois do atentado, o que ele vai fazer, gostei muito da resenha do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que demais!
    Fiquei muito interessada pois adoro leituras futurísticas.
    Bem bacana!

    ResponderExcluir
  8. oi
    Amo um bom trama policial e adoro ficção.Na visão ser geral vejo que o livro tem uma excelente trama, espero realmente gostar.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Adorei demais a resenha!!
    Gosto de livros com toques de suspense e deste genero também. Me instigou bastante, ainda mais a tua resenha, que está sempre impecável.
    Parabéns, amei! <3
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro.
    E sua resenha me deixou com mais vontade.
    Amei!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também gostei bastante desse livro!!! Me surpreendi muito com o enredo e adorei a forma como o autor sobre conduzir os temas (principalmente a religião)! Ótima resenha !! Beijos do Wes ^^
    www.facesemlivro.com

    ResponderExcluir
  12. Resenha excelente! Fiquei MEGA curiosa para ler mais!

    ResponderExcluir
  13. Quanta ação. Estou torcendo para o Ramiro conseguir se livrar dessa!
    No futuro não duvido que seja mais ou menos assim, aumentos de memória e aptidões.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e nem o autor, mas já fiquei bem curiosa. Me parece que o livro tem uma pegada um pouco distópica e como uma boa distopia nos apresenta elementos que despertam todos os tipos de sentimentos no leitor, do amor ao ódio. Fiquei curiosa para ver como o autor tratou esse suspense na escrita, deve ser incrível ver como isto foi abordado. Com toda certeza leria a obra. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi!!!! Pela sua resenha esse livro me pareceu uma verdadeira história de muitos conflitos e suspense, vou indicar para o marido ler, acho que ele vai curtir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei essa capa, está muito linda rs Quanto a história, gostei também e super já quero ler, amo esse fundo futurista e pelo que li também tem bastante suspense (o que é a minha cara rs).

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Que história mais interessante, realmente ela prende nossa atenção e nos faz ler até o final. Ainda não conhecia a obra mas pela resenha fiquei bem curiosa para ler em breve. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Resenha bacana e sinopse muito interessante. Na verdade, achei até já ter visto algum filme com esse tema, embora não seja algo difícil. O livro me parece mais complexo, mais profundo. Gostei!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha muito bem escrita.
    O livro parece ser muito legal, eu gosto muito desse genro de livro.
    E essa capa e muito linda.

    ResponderExcluir
  20. Sua resenha ficou perfeita, e esse livro... parece ser bem do futuro, rsrs. Talvez um dia vire filme, quem sabe?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poker com o Diabo

Título: Poker com o Diabo Páginas: 106 Autor: Ítalo Guimarães Ano: 2016 Editora: Garcia Sinopse: O diabo esteve entediado em seu mundo, então decidiu fazer um jogo memorável: uma partida de poker! Selecionou a dedo seus adversários entre os residentes do inferno para que o jogo fosse perfeito. O prêmio? A liberdade do sofrimento eterno! mas quem conseguirá vencer o Senhor do Abismo? Sem trapaças... apenas a sorte.Nesta história de suspense e horror pessoal, descubra como a alma humana pode esconder segredos mais obscuros do que se possa imaginar.

Mulheres que Não Sabem Chorar

Título: Mulheres que Não Sabem Chorar Páginas: 210 Autora: Lilian Farias Ano: 2016 Editora: Giz Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?  Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora …

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui

Título: Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui Páginas: 298 Autora: Brenda Bernsau Ano: 2016 Editora: Jaguatirica
Sinopse: Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada e, para quebrar o feitiço, tem de coletar as melodias dos poentes, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a…